Oxida o lip dica
Ana Letícia Ferreira da Costa
Sabrina Corral Gonzaga
INTRODUÇÃO
A degradação de lipídeos pode ser ocasionada por oxidação, hidrólise, pirólise e absorção de sabores e odores estranhos.
a oxidação é deterioração, propriedades.
a principal alterando causa de diversas RANCIDEZ
As gorduras são muito instáveis quando conservadas em condições desfavoráveis a sua preservação. São afetadas pela presença de ar, luz, umidade e calor.
Quando as gorduras estão alteradas, diz-se que estão rançosas, porque o produto resultante das reações implica no aparecimento de odores e sabores estranhos
(o ranço).
RANCIDEZ OXIDATIVA
Transformação em lipídeos que contêm ácidos graxos insaturados (como os triacilgliceróis e os fosfolipídeos), ou em ácidos graxos insaturados livres.
A rancificação oxidativa provoca alterações nas características sensoriais e influi diretamente na vida de prateleira dos alimentos.
A rancidez oxidativa pode ser dividida em três etapas: iniciação, propagação e terminação.
INICIAÇÃO
Ocorre quando um átomo de hidrogênio é retirado do grupo metileno de um ácido graxo insaturado, levando á formação de um radical livre.
Oxigênio adiciona um radical livre e forma um radical peróxido.
Para que a reação ocorra é necessário a presença de oxigênio e energia inicial.
As características dessa etapa são a formação de radicais livres, consumo pequeno e lento de oxigênio, baixo nível de peróxidos, aroma e sabor inalterados.
PROPAGAÇÃO
Radical livre formado reage com oxigênio para formar um radical peróxido.
Cada radical peróxido pode retirar H de uma molécula não oxidada formando hidroperóxidos.
Essa etapa caracteriza-se pela reação em cadeia dos radicais livres, pelo alto consumo de oxigênio, pelo alto teor de peróxidos e pelo inicio de alterações do aroma e no sabor.
A decomposição de peróxidos inicia-se imediatamente após a sua formação. Os hidroperóxidos são compostos por:
Alta energia de