ovelha dolly
R: Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de ser vivo –micro-organismo, vegetal ou animal.
2 – A ovelha Dolly foi o primeiro clone de animal. Em que local, e qual o cientista que a desenvolveu? R: Dolly foi criada por investigadores do Instituto Roslin, na Escócia, onde viveu toda a sua vida. Os créditos pela clonagem foram dados aIan Wilmut, mas este admitiu, em 2006, que Keith Campbell seria na verdade o maior responsável pela clonagem. 3 – Como foi desenvolvida a clonagem da Dolly?
R: Os cientistas, para desenvolverem esse experimento, retiraram uma célula mamaria da ovelha doadora, com toda sua informação genética, e fundiram-na com um óvulo não fertilizado de outra ovelha (sem DNA). O embrião resultante foi inseminado artificialmente numa terceira, que gerou a ovelha conhecida como Dolly. 4 – Represente por meio de um esquema (imagem) da clonagem da Dolly.
5 – No caso da clonagem da Dolly, por que foi importante empregar uma mãe de aluguel de uma raça diferente da doadora de células para a clonagem? R: Por que a mãe de aluguel serviu apenas para gerar a ovelha e não passou nenhuma informação genética pra ela.
6 – De onde foram retiradas as células da mãe doadora? R: Foi retirado do óvulo não fertilizado, e desse óvulo foi retirado o núcleo, transformando-o em um óvulo não fertilizado e sem núcleo.
7 – Por que a ovelha Dolly não se parece com a mãe de aluguel? R: A ovelha não se parece com sua mãe de aluguel, porque, não lhe foi "emprestado" material genético da mesma, sendo que o núcleo da célula foi retirado da outra ovelha, a qual ela recebeu as características genéticas. 8 – A Dolly herdou um material genético de qual das ovelhas usadas no experimento? R: Ela herdou da ovelha branca o DNA contido nos cromossomos do núcleo da célula mamária, e também herdou da ovelha escura o DNA