Outros modelos teoricos da organização
ELENIZA ARAUJO
MARIA CAROLINA DOS REIS FARIAS
RODRIGO DA SILVA SANTOS
SILMARA REIS
CAPÍTULO 9, MODELOS TEÓRICOS DA ORGANIZAÇÃO - 9.1 A 9.5; pág.117-128
CASTANHAL
2014
Modelos Teóricos da Organização - Introdução
O presente trabalho é sobre os modelos teóricos de organização de Frederick Winslow Taylor, Max Weber, Henri Fayol e Elton Mayo. Apresentando os conceitos, objetivos e princípios de cada um. Como a riqueza é criada pelo trabalho, é necessário que haja divisão e especialização. A divisão do trabalho proporciona uma simplificação de operações. A especialização canaliza as energias para parte determinada do complexo produtivo. Esses dois conceitos são apresentados como fundamentos de um sistema eficiente de produção.
9.1 TAYLOR – GERÊNCIA CIENTÍFICA
A administração cientifica é um modelo de administração criado por Frederick Winslow Taylor (1856-1915), no fim do século XIX. Preocupado com métodos e organização do trabalho, desenvolveu uma análise do trabalho dos operários e desenvolveu um estudo dos tempos e movimentos. Procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos.
Objetivo da Administração Científica
Dando ênfase a tarefa, tinha como objetivo eliminar desperdício de esforços humanos e movimentos desnecessários, adaptação dos funcionários a tarefa, facilidade no treinamento dos operários, melhoria na eficiência e no rendimento da produção pela especialização das atividades, e racionalização dos trabalhos, com a divisão das tarefas.
Princípios Fundamentais
1. Seleção científica do trabalhador;
2. Instrução e treinamento científico do trabalhador;
3. Cooperação intima e cordial entre a direção e os trabalhadores.
Princípios Derivados
1. Divisão de responsabilidades entre direção e trabalhador;
2. Seleção das pessoas de acordo com suas aptidões, prepará-los e