otoriloringolgista

1003 palavras 5 páginas
Técnico em Mecatrônica

ELEMENTOS DE MÁQUINAS

Santo André-agosto/2012
Elementos de Máquinas
Elementos de máquinas são componentes mecânicos básicos usados como blocos construtores da maioria das máquinas. A maior parte seguem normas técnicas de padronização, mas variações são também comuns para aplicações específicas.
Rolamento
Um rolamento é um dispositivo que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Serve para substituir a fricção de deslizamento entre as superfícies do eixo e da chumaceira por uma fricção de roladora. Compreendem os chamados corpos rolantes, como bolas, rodízios, etc., os anéis que constituem os trilhos de roladora e a caixa interposta entre os anéis. Todos estes elementos são de aço combinado com crómio e as suas dimensões estão submetidas a um sistema de normalização.
Diferença entre rolamentos
Temos diversos tipos de rolamentos, tais como: de esfera, roletes (rolos) e de agulhas. Estes rolamentos variam de abertos, ou seja, não retendo totalmente a graxa lubrificante, vedados através de retentores metálico, plástico ou borracha e os rolamentos selados, que por sua vez possuem maior retenção de graxas, aumentando de forma progressiva a vida útil dos mesmos, além de proporcionar melhor nível de ruído, que nos dias atuais fazem muita diferença para o usuário final. Os custos de tais rolamentos também variam na medida em que são mais qualificados.
Chaveta
A chaveta é uma peça de um mecanismo que serve de trava de outras peças.
Entre eixos e polias, ou entre eixos e engrenagem para que estes tenham rotação síncrona. É feita de material condizente as sistema que travará (aço para sistemas de aço, madeira, ou outros). Tem a forma de um prisma de base retangular ou trapezoidal condizente à ranhura feita nos outros componentes.
Também se chama cunha ou cavilha.
Parafuso
O parafuso é uma peça metálica ou feita de matéria

Relacionados