Otica pratica 3
Aluno: Jenilson Carvalho Duarte.
Professor: Marcos Antônio Araújo silva.
Turma: 01B.
Prática 03: Espelhos esféricos.
Objetivos Estudar a formação de imagens pelos espelhos côncavos e convexos e verificar a equação de Gauss dos pontos conjugados.
Materiais utilizados
- Fonte luminosa;
- Banco ótico (base metálica graduada);
- Objeto (diafragma com figura em cruz);
- Espelho côncavo (r = + 200mm);
- Espelho convexo (r = - 200mm);
- Suporte para os espelhos com base magnética;
- Anteparo de madeira;
- Trena; - Régua de 30 cm.
Introdução
Espelho esférico é aquele constituído de uma superfície lisa e polida com formato esférico. Quando a parte refletora for interna será um espelho côncavo caso a superfície refletora seja a parte externa será um espelho convexo.
A posição e o tamanho das imagens formadas pelos espelhos esféricos podem ser determinados a partir do comportamento dos raios que saem do objeto e incidem no espelho, podem-se pegar apenas três raios notáveis para determinar as características da imagem:
1- Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal é refletido passando pelo foco(F), e o caminho inverso também ocorre.
2- Todo raio que incide sobre o centro de curvatura(C) reflete-se sobre si mesmo.
3- Todo raio que incide sobre o vértice(V) é refletido simetricamente em relação ao eixo principal. O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.
Características das imagens nos espelhos esféricos As características das imagens nos espelhos esféricos mudam de acordo quando mudamos a posição do objeto na frente do espelho. Temos dois tipos de imagem, virtual e real:
*Imagem virtual: é vista no ponto de encontro dos prolongamentos dos raios refletidos
*Imagem real: é vista em um ponto onde realmente passam os raios refletidos Pode-se dizer como as imagens irão se comportar sabendo qual a posição do objeto em relação ao espelho:
Espelhos