OTAN
O Tratado do Atlântico Norte foi assinado em
Washington, D.C. em 4 de abril de 1949 e ratificado pelos Estados Unidos em agosto.
A Organização do Tratado do Atlântico, conhecida também como OTAN, é uma aliança militar entre governos fundamentada no Tratado do Atlântico Norte, também chamado Tratado de Washington. Esse acordo estabelecia que os Estados-membros da OTAN se comprometiam em assegurar a sua defesa e que uma agressão a um ou mais aliados seria considerada uma agressão a todos. Esse tratado foi assinado em 4 de abril de 1949.
A sede da OTAN está localizada em Bruxelas, na Bélgica, e a organização constitui um sistema de defesa coletiva na qual os seus Estados-membros concordam com a defesa mútua decorrente de um ataque por qualquer entidade externa.
A OTAN surgiu durante a Guerra Fria, onde o mundo estava dividido em duas zonas de influência: EUA (capitalista) X URSS (socialista). Os EUA idealizaram a OTAN, com o apoio do Canadá e países do oeste da Europa, para garantir ajuda de seus aliados. Esse contexto foi baseado na idéia de que haveria uma guerra futura contra a União Soviética.
Com o fim da URSS e de suas ameaças à soberania americana e capitalista no mundo, surgiu a necessidade de redefinir o papel da OTAN na nova ordem internacional. Isso ocorreu já que o principal motivo de sua criação foi extinto, uma vez que não houve conflito direto entre as superpotências, apenas conflitos ideológicos. Assim, foi criado um novo papel para a OTAN: ser a base da política de segurança de toda a Europa, (inclusive de seus ex-rivais do leste europeu) e da América do Norte. Além disso, uma das principais funções atuais