osteoporose
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem através de pesquisa fazer uma revisão sobre a patologia osteoporose e este tem como principal objetivo informar ao leitor de como a fisioterapia pode atuar diante desta doença para amenizar os efeitos deletérios e diminuir o número de vítimas acometidas pela osteoporose. O trabalho também se preocupa em mostrar como é basicamente o funcionamento da estrutura óssea na intenção que através dessa explicação o leitor consiga se inteirar melhor sobre o que leva o indivíduo a adquirir a patologia e porque os principais acometidos são mulheres pós menopausa e idosos e como complemento de uma “história” este trabalho contém sintomas, fatores de risco, prevenção e tratamento.
2. DADOS POPULACIONAIS E ESTATÍSTICAS
Osteoporose doença silenciosa que acomete milhões de brasileiros e leva a aproximadamente 1,5 milhão de fraturas por ano no Brasil e isso está provocando sérios problemas do ponto de vista social
A Osteoporose causa mais de 9 milhões de fraturas por ano em todo o mundo, sendo que a metade destas ocorrem nas Américas e na Europa.
A Osteoporose além de ser a maior causa de fraturas aumenta o risco de sérias complicações decorrentes do tempo de repouso exigido para a recuperação.
De acordo com critérios da Organização Mundial de Saúde, 1/3 das mulheres brancas acima dos 65 anos são portadoras de osteoporose.
Menos comum no homem, estima-se que é 1/3 das fraturas do quadril ocorram em homens brancos com osteoporose.
Durante a vida o risco de ocorrer uma fratura de punho, fêmur ou vértebra é de 30% a 40% em países em desenvolvimento.
Cerca de 50% das mulheres com mais de 75 anos sofrerão alguma fratura osteoporótica. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o número de idosos, que deve alcançar 25 milhões de pessoas em 2020, a maioria composta por mulheres (perto de 15 milhões).
3. SISTEMA ÓSSEO E CAUSAS DA OSTEOPOROSE