Osteologia
(Osteologia)
CONCEITO DE OSSOS * Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindo-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas).
FUNÇÃO DO ESQUELETO * Sustentação do organismo (apoio para o corpo) * Proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro) * Base mecânica para o movimento * Armazenamento de sais (cálcio, por exemplo) * Hematopoiética (suprimento contínuo de células sanguíneas novas)
DIVISÃO DO ESQUELETO
206 OSSOS (No adulto e sem variações)
Cabeça = 22
Crânio = 08
Face = 14
Ossículos do ouvido = 3+3
Osso hióide = 1
Coluna vertebral = 26
Cervical = 7
Torácica = 12
Lombar = 5
Sacro = 1
Cóccix = 1
Tórax = 25
Costelas = 12+12
Osso esterno = 1
Cíngulo superior ou Cintura escapular = 4
Escápula = 2
Clavícula = 2
Cíngulo inferior ou Cintura pelve
Osso íleo = 1+1
Membros superiores = 60
Braço = 1+1
Antebraço = 2+2
Mão = 27+27
Membros inferiores = 60
Coxa = 1+1
Perna = 2+2
Pé = 26+26
Osso patela = 1+1
CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS
* Osso Longo: Comprimento maior que espessura e largura. (Ex. Fêmur) * Osso Laminar: Também chamado (impropriamente) plano, é o que apresenta comprimento e largura equivalentes, predominando sobre a espessura. (Ex. Frontal) * Osso Curto: É aquele que apresenta equivalência das três dimensões. (Ex. Metacarpos) * Osso Irregular: Apresenta uma morfologia complexa que não encontra correspondência em formas geométricas conhecidas. (Ex. Vértebras) * Osso Pneumático: Apresenta uma ou mais cavidades, de volume variável, revestidos de mucosa e contendo ar. Estas cavidades recebem o nome de sinus ou seio. Os ossos pneumáticos estão situados no