osteoartrose de joelho
3 – METODOLOGIA
Para Barreto e Honorato (1998), a metodologia da pesquisa num planejamento deve ser entendida como o conjunto detalhado e sequencial de métodos e técnicas científicas a serem executados ao longo da pesquisa, de tal modo que se consiga atingir os objetivos inicialmente propostos e, ao mesmo tempo, atender aos critérios de menor custo, maior rapidez, maior eficácia e mais confiabilidade de informação.
De acordo com Lakatos (2011), o procedimento metodológico é considerado como o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo, conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões dos cientistas.
3.1 – Tipo de Estudo
Segundo Gil (2008), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Nesse sentido, podemos afirmar que iremos fundamentar a nossa pesquisa de forma bibliográfica, em livros e artigos atuais, publicados nos últimos oito anos, tendo em vista evidenciar a veracidade do tópico pesquisado.
Os descritores pesquisados foram: fortalecimento de quadríceps, osteoartrite do joelho, exercícios para OA de joelho, sendo eles, combinados de várias formas para refinar a busca. A busca foi limitada para artigos, teses, publicados entre os anos de 2004 - 2012. Mas algumas bibliografias anteriores aos anos citados foram