Ossos
Resposta: 1) Ossos longos: são aqueles em que o comprimento predomina sobre a largura e a espessura. Exemplos: ossos dos membros, como o fêmur (no membro inferior) e o úmero (no membro superior).
2) Ossos curtos: são aqueles em que as três dimensões se equivalem. Exemplos: tarsos, carpose calcâneo.
3) Ossos planos ou chatos: são aqueles em que a espessura é bem menor que o comprimento e a largura. Exemplos: escápula, esterno e os ossos da bacia.
4) Ossos alongados: são as costelas, que se diferenciam dos ossos longos pela ausência de canal medular.
5) Ossos irregulares: são as vértebras, que não apresentam forma definida.
6) Ossos pneumáticos: são aqueles que apresentam cavidades com ar. Exemplos: ossos frontais.
O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens.
Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindos-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas). O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma sólida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de apoio do corpo. O tecido ósseo participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico, produzindo osso novo e degradando osso velho. O osso é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue. Quanto a irrigação do osso, temos os canais de Volkman (vasos sangüíneos maiores) e os canais de Havers (vasos sangüíneos menores). O tecido ósseo não apresenta vasos linfáticos, apenas o tecido periósteo tem drenagem linfática.
2. Cite as funções dos ossos (esqueleto).
Resposta: Os ossos, assim como todo sistema esquelético, desempenham funções de extrema