Ossos
1) CONCEITO Estão incluídos os ossos da cintura escapular, braço, antebraço e mão. São todos pares. Cintura escapular = escápula e clavícula Braço = úmero Antebraço = ulna e rádio Mão = carpo, metacarpo e as falanges. 1.1) Clavícula (2) Osso longo e delgado localizado na base do pescoço, anteriormente à primeira costela. Os dois terços mediais estão encurvados para frente, enquanto que o terço lateral está curvado para trás. A extremidade medial articula-se com o manúbrio do esterno, enquanto a extremidade lateral com o acrômio da escápula. A articulação entre a clavícula e o esterno é a única articulação entre o membro superior e o tórax. 1.2) Escápula (2) Osso achatado ou plano, triangular e grande na porção dorsal do tórax, entre a segunda e a sétima costelas. Principais acidentes ósseos:
-
Processo coracóide - na face anterior da borda superior Acrômio - articula-se com a extremidade lateral da clavícula Cavidade glenóide - abaixo de acrômio onde se encaixa a cabeça do úmero Fossa supra-espinal e infra-espinal Espinha 1.3) Úmero (2) Osso longo do braço. Principais acidentes ósseos:
-
Cabeça - na porção proximal, sendo arredondada e ligada ao resto do osso pelo colo anatômico Tubérculos maior e menor - na porção proximal Sulco bicipital ou intertubercular - na porção proximal Colo cirúrgico do úmero - abaixo dos tubérculos Epicôndilos medial e lateral - na porção distal Capítulo - na porção distal arredondada articulando-se com o rádio Tróclea - na porção distal em forma de roldana articulando-se com a incisura troclear da ulna Fossa coronóide - na porção distal – superfície anterior Fossa olecrâniana - na porção distal – superfície posterior 1.4) Ulna (2)
Osso longo e medial do antebraço, não se articulando distalmente com os ossos cárpicos. Principais acidentes ósseos:
-
Olécrano – forma a incisura troclear superior Processo coronóide – forma a incisura troclear inferior Cabeça – porção distal articula-se com a