Ossos do Crânio Animal
Levem em conta pontos importantes como a ética a evolução dos computadores e a influência de tudo isso nas empresas.
Como sugestão, mas não obrigatoriedade, vejam o filme piratas do vale do silício, o mesmo trata a ética, evolução e surgimento do computador pessoal, empreendedorismo e muitos outros aspectos importantes relacionados à disciplina.
Resposta:
É notável que o ser humano tem constantemente a necessidade de evoluir, ultrapassar limites e inovar.
Enquanto as necessidade da sociedade eram mais simples, bastava algo que auxiliasse na realização de cálculos (o ábaco). Entretanto, quando tais cálculos tornaram-se mais complexos, houve a necessidade de um instrumento compatível com tal complexidade, com o volume de dados (necessitando então de memória) e com a velocidade exigida na obtenção dos resultados.
A velocidade em que se cria tecnologia parece caminhar em “Progressão Geométrica”. Podemos notar que a cada descoberta ou invenção o intervalo de tempo diminui significativamente. Entre a criação do ábaco (4000 a.C.) e da Pascalina (em 1642) houve um lapso temporal de 5.642 anos. Já entre a construção do “somador binário” (em 1937) e a primeira geração de computadores (em 1945) esse intervalo foi de apenas 8 anos. Isso ocorre não só pela necessidade de evolução, mas também por termos mais recursos (resultantes de descobertas anteriores), fornecendo assim mais e mais ferramentas para novas criações. Nos dias atuais, temos uma enorme variedade de novos aparelhos eletrônicos e softwares diariamente.
Outro fator que devemos considerar é o fato da primeira máquina eletrônica capaz de processar dados, a ENIAC, ter sido desenvolvida com o intuito de ser utilizada em cálculos bélicos.