Osiris
Após um curto período de tempo, Isis decidiu que conseguiria o trono do Egito para seu marido, sendo assim, articulou uma façanha de distinta grandeza e esperteza; a deusa criou uma cobra extremamente venenosa com sua magia e a colocou de tal modo que certamente chegaria a Rá, que, após picado pela serpente, contemplou a chegada de Isis aoa seus aposentos lhe oferecendo a cura em troca de seu esposo ser coroado rei de todo o Egito.
Set, um deus benéfico para a sociedade mas com um rancor terrível por seu irmão ter a mulher que ele queria e o trono, fez de tudo para derrubá-lo, mas não obtinha êxito.
Após uma de suas viagens pelo oriente, ensinando a arte e a música, Osiris foi recebido com uma grande festa organizada por seu irmão, mas apenas comparsas do deus estavam presentes. No começo, havia sido oferecido um sarcófago magnífico, encrustado de jóias raras e feito de ouro, a quem coubesse nele, claro que o sarcófago tinha sido feito com as medidas retiradas de Osiris enquanto este estava dormindo. Assim que o deus entrou para testar o tamanho, Set e seus aliados o trancaram e o jogaram rio Nilo abaixo.