oscilatorio
Estudante: Gabriel Araújo de Albuquerque Simões 11111123
Grupo: Gabriel Araújo de Albuquerque Simões 11111123 Adyllyson Heverton Gomes do Nascimento 11118248
Mesa 8
Campo Magnético da Terra
22/07/2013
1. OBJETIVOS
Determinar a componente horizontal local do campo magnético terrestre.
2. REVISÃO TEÓRICA
A bússola é um aparelho que se orienta de acordo com o campo magnético aplicado sobre ela. Normalmente, o único campo que age sobre ela é o terrestre, mas se pode atuar na bússola com outro campo o que resultará numa orientação combinada dos campos magnéticos da terra e o outro.
Se utilizarmos uma bobina para criar esse outro campo magnético para atuar sobre a bússola junto com o campo magnético terrestre, podemos verificar seu valor a partir da lei de Biot-Savart:
Em vetores, o sistema estaria configurado assim: é o campo magnético produzido pela bobina; é o campo magnético resultante; é o campo magnético terrestre.
Visto isso, podemos calcula o valor de a partir de e do ângulo θ, pela relação:
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Inicialmente, montou-se o sistema de acordo com o mostrado na figura 2, alinhando a bússola com a bobina, Norte e Sul apontando para a bobina, e contou-se o número de espiras. Montado o sistema, fixamos o reostato em 5 Ω e determinou-se para 10 tensões diferentes, de 0 a 12 V, o valor da corrente na bobina, o diâmetro da bobina e o ângulo que a agulha magnética da bobina fazia com a direção Norte-Sul. Repetiu-se o processo para a resistência do reostato ajustada para 15 Ω.
*Durante todo o