Oscar niemeyer
Oscar Niemeyer Soares Filho é um arquitecto brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Formou-se na Universidade do Brasil em 1935. Trabalhou com o muito conceituado arquitecto Suíço, Le Corbusier, no revolucionário desenho do edifício dos Ministérios da Saúde e da Educação brasileiros, que ficou terminado em 1936. Entre muitos edifícios que Niemeyer desenhou estão a Igreja de São Francisco que tem uma estrutura tão radical que a sua consagração foi atrasada até 1959, embora a Igreja tivesse sido terminada em 1943.
A originalidade e a imaginação que Niemeyer revelou nos seus trabalhos valeram-lhe uma reputação de líder da arquitectura moderna. Embora altamente variado, o seu trabalho inclui sempre um enorme espaço vazio integrado em formas muito invulgares. Altos edifícios suportados por pilares de betão ou aço caracterizam a obra do arquitecto. Niemeyer foi o mais importante desenhador dos edifícios do Estado em Brasília, a capital do Brasil. Os arquitectos da nova capital, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa pretendiam construir uma cidade utópica. O desejo era "construir um urbanismo com luz, ar e sol, com a transparência do cristal e a lógica de uma equação" (Goerdeler,2000).
1 - Cadeira de Balanço 2 – Poltrona e Pezeira Easy Chair 3 – Mesa Redonda
Oscar Niemeyer
1 - Cadeira de Balanço – (A produção desta peça foi entre 1977 e 1978, desenvolvida com estrutura de laminado de madeira prensada, ganhou pintura laqueada preta e assento de palha de Viena.)
(http://margarethavila.blogspot.com/2008/09/mveis-de-mestre.html)
2 – Poltrona e Pezeira Easy Chair – ( Desenhadas em 1971, foram a primeira incursão de Oscar Niemeyer no campo do mobiliário. As laminas de aço da versão original foram substituídas posteriormente por laminas de madeira prensada , pintura laqueada preta, folhadas de lamina de madeira imbuia ou pau-ferro, e assento de couro natural.)