comunicação verbal e não verbal
Para realização do seminário temático III, pesquisamos sobre como vem sendo trabalhada as diferentes linguagens com as crianças da Educação Infantil nas escolas e creches da cidade de Juara. Buscamos elencar os conhecimentos adquiridos com os estudos deste terceiro núcleo do curso junto as Múltiplas Linguagens de Ensino produzidos pelas diversas áreas do saber.
A elaboração deste trabalho nos possibilitou contemplar a concepção de educação que perpassa o trabalho didático do curso, onde constamos que numa concepção dialética onde propõe uma alternativa de superação da oposição e dualidade empirismo-inatismo, pois neste contexto há uma interação entre prática e teorias.
É a busca de uma síntese de duas posições que historicamente se digladiaram, ao afirmar que a realidade é dialética, é um processo de ir e vir, de reflexão-ação, de interação da experiência sensorial e da razão, da inter-relação sujeito e objeto, sujeito-sujeito, etc.
No processo sócio-educativo das múltiplas linguagens, abordamos os seguintes sub-temas: Linguagem não-verbal: gestualidade e sentido na infância; Falar e Escutar: alinguagem verbal oral; Ler, Ouvir, Contar e Encantar: gêneros literários para infância; Artes Visuais, Teatro e Dança: a apreciação e o fazer artístico.
E ainda as Práticas Educativas e Seminários Temáticos têm como objetivos:
I – Propiciar ao estudante momentos de reflexão e análise sobre a realidade das instituições educativas, principalmente da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, com base nos subsídios teórico-metodológicos desenvolvidos nos diferentes núcleos e áreas de conhecimento do curso;
II – Possibilitar-lhes elementos para a produção de um trabalho de análise crítica reflexiva diante de determinada temática ou situação do seu cotidiano;
III – Apontar possíveis caminhos e/ou estratégias para superação da situação estudada;
IV – Ensejar uma abordagem integradora entre os conteúdos das diferentes áreas de