Oscar niemeyer - obras principais
OBRAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
Ano: 1936
Local: Rio de Janeiro
Oscar trabalhava ainda no escritório de Lúcio Costa quando o projeto de Le Corbusie estava sendo adaptado a outro terreno por uma equipe, em que Niemeyer era estagiário. Oscar teve então a ideia de colocar o prédio no centro do terreno ao invés de paralelo ao Ministério do Trabalho, assim conseguiria aumentar a altura do pilotis (sistema de pilares de concreto que mantém o prédio "suspenso", permitindo o trânsito livre de pedestres por baixo do mesmo) de 4 metros para 10 metros. Com essa solução o prédio assumia outra dimensão. E seu croquis foi adicionado na planta definitiva.
O prédio uniu os maiores nomes do modernismo brasileiro, com azulejos de Portinari, esculturas de Alfredo Ceschiatti e jardins de Roberto Burle Marx e é considerado o primeiro grande marco da Arquitetura Moderna no Brasil.
GRANDE HOTEL DE OURO PRETO
Ano: 1938
Local: Ouro Preto
Obra modificada e que gerou desgosto pelo arquiteto. O projeto foi modificado sem sua permissão. SEDE ONU
Ano: 1947
Local: Estados Unidos
- 10 arquitetos, sendo um deles Niemeyer.
- O projeto foi dirigido e organizado pelo arquiteto americano Wallace Harrison. Cada arquiteto trazia suas soluções que eram então aplicadas, ou não ao projeto.
Oscar manteve o bloco do Secretariado no local previsto por Le Corbusier, modificando os elementos principais do conjunto. Separou a Assembléia Geral dos Conselhos, situando do outro lado do Secretariado e