osasco
Naquela ocasião, até a década de 80, o comércio satisfazia apenas as necessidades dos clientes da região, embora houvesse quem preferisse fazer suas compras em Pinheiros ou na Capital, pelo fato de haver mais indústrias do que comércio, naquela época.
A década de 90 ficou marcada pelas alterações mais profundas no setor produtivo, da cidade do trabalho, como era mais conhecida, marcada pelas atividades de operários e luta sindical, passou a ser uma cidade comercial e prestadora de serviços.
Devido à redução da atividade e do emprego industrial, nesse município a partir de 1990, o comércio passou a se destacar crescendo de forma surpreendente.
A saída de indústrias pioneiras como a Cobrasma, Eternit e a Santista, ainda no início da década, aliada à chegada das grandes redes multinacionais de hipermercados Wal-Mart e Carrefour, além da instalação de Shoppings Centers e cadeias de eletrodomésticos, podem ser considerados os marcos iniciais desta transformação.
Com a desaceleração do desenvolvimento industrial, o comércio encontrou um enorme espaço para se instalar na cidade, porém com alguns impasses na lei de uso do solo do município. Os negócios entre o executivo e o legislativo resultaram nas alterações no zoneamento que permitiram a instalação das redes de hipermercados Wal-Mart e Carrefour em 1995 e, mais recentemente a instalação do "Super Shopping", situados na Avenida dos Autonomistas, nos terrenos onde funcionavam a Eternit e a Santista, aumentando mais de 6 vezes as vagas de empregos na região.
Por essa alteração de uso industrial para comercial, o Wal-Mart construiu um pronto socorro e o Carrefour um teatro (Teatro Municipal), em um processo de parceria em que a Prefeitura doou o terreno e as