Os tr s maiores supercomputadores atualmente 1
O Tianhe-2 (MilkyWay-2) foi construído pela Universidade Nacional de Tecnologia da China, é o supercomputador mais rápido do mundo, ele pode fazer mais do que 33,862 milhões de milhões de operações por segundo. O nome do computador significa "Via Láctea" e a construção dele era esperado para ser concluído em 2015, mas foi terminado em 2013.
Este supercomputador tem 17,8 megawatts de potência e roda Kylin Linux. No total, o Tianhe-2 possui 3,12 milhões de núcleos de processamento e 1 petabyte de RAM.
Com 16.000 nós de computador, cada um constituído por dois processadores Intel Ivy Bridge Xeon e três Xeon Phi chips, ele representa a maior instalação do mundo Ivy Bridge e chips de Xeon Phi, contando com um total de 3.120.000 núcleos. Cada um dos 16.000 nós, possuem 88 gigabytes de memória (64 usado por processadores Ivy Bridge e 8 gigabytes para cada um dos processadores Xeon Phi). O total de memória CPU mais coprocessador é 1.375 TiB (cerca de 1,34 PiB. Não só é o mais rápido, mas também é um dos mais eficientes sistemas no consumo de energia da lista Top500. O sistema usa uma “arquitetura neo-heterogênea”, segundo a qual a arquitetura de hardware tem múltiplas classes de capacidades de processamento que são acessadas por um modelo de programação comum, acelerando os processos de desenvolvimento e otimização – uma vantagem impossível com o uso de uma combinação de CPUs e GPUs.