Os tipos puros de ação e de ação social”
DISCIPLINA: ETÍCA POLÍTICA e SOCIEDADE
NOMES:
WESLEY PEREIRA TAVARES
Os tipos puros de Ação
Para Weber, a ação é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e ação social é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua, a ação social deve ser praticada com intenção. A partir disso, Weber constrói quatro tipos ideais de ação social que podem se enquadrar na sociedade.
Ação tradicional: é aquela que determinada por um costume um hábito arraigado na qual se aja em função deles, que é o caso do batismo dos filhos realizado por pais pouco comprometidos com a religião.
Ação racional com relação a fins: é aquele que visa atingir um objetivo previamente definido, ele lança mão dos meios necessários ou adequados, ambos avaliados e combinados tão claramente quanto possível de seu próprio ponto de vista. Uma ação econômica, por exemplo. Expressam essa tendência e permitem uma interpretação racional.
Ação racional com relação a valores: ação orientada por princípios, agindo de acordo com ou a serviço de suas próprias convicções e levando em conta somente sua fidelidade a tais valores, por exemplo, não se alimentar de carne, orientados por valores éticos, políticos e ambientais.
Ação afetiva: quando a ação é orientada por suas emoções imediata, como por exemplo, o ciúme, a raiva ou por diversas outras paixões. Esse tipo de ação pode ter resultados pretendidos, que magoam aquela pessoa que se ama.
Ação social
Para Weber ação social é qualquer ação que o individuo faz orientando-se pela ação de outros. Por exemplo, um eleitor. Ele define seu voto orientando-se pela ação dos demais eleitores, ou seja, temos a ação de um indivíduo, mas essa ação só é compreensível se percebemos que a escolha por ele tem como referência o conjunto dos demais eleitores, que é a maioria.
A ação social é a conduta humana dotada de sentido e o sentido motiva a ação individual.
Max Weber da