Os tipos de tecido muscular
1) Musculo estriado esquelético: é o musculo que se prende aos ossos e abdomem, por exemplo. Suas celulas são bastante alongadas (plurinucleada), e o citoplasma é totalmente preenchido por miofibrilas que apresentam estrias transversais (faixas claras e escuras alternadas). Apresenta contração voluntaria, isto é, são controladas conscientemente.
2) Musculo estriado cardíaco:emcontra-se somente no coraçao. Sua células (fibras) também são estriadas, porém possuem apenas um núcleo (mononucleada) Além disso, sua contração ocorre de forma involuntária, ou seja independentemente de nossa vontade. A menbrana das células são unidas, o que facilitam a passagem de íons entre as células, gerando o impulso elétrico que determina a contração muscular.
3) Musculo liso:suas fibras também são monucleadas , porem não apresentam estrias transversais. É encontrado em diversos órgãos internos , como as paredes do estômago , intestino , útero ,veias , entre outros . a contração muscular ocorre devido ao deslizamento difilamento finos (proteína actina) , em relação a filamentos espressos (proteínas miosina ), que forman a unidade funcional da miofibrila , o sarcômero .o deslizamento entre a actina e a miosina ocorre quando esta forma ligações quimicas que “puxam ” a actina .essas ligações quimicas , por sua vez , ocorrem quando o ATP e os íons de cálcio (armazenados no reticulo endoplasmatico ) são liberados para miofibrila , o que se da devido impuso nervoso .o musculo volta a relaxar quando o impulso nervoso cessa , fazendo com que os ions de calcio voltem ao interior do reticulo endoplasmatico ,fazendo as ligacões entre actina e a miosina .a contração do musculo e provocada pela contração de suas miofibrilas , que acontece quando os filamentos de actina deslizam um em direnção ao outro , puxados pela miosina .