OS SUPER-HERÓIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: RELAÇÃO COM A MITOLOGIA EM SINTONIA COM SEU TEMPO.
RELAÇÃO COM A MITOLOGIA EM SINTONIA COM SEU TEMPO.
Por Bruno Garcia
RESUMO
História, mito e atualidade são conceitos que possuem uma estreita relação entre si. Neste trabalho, pretendendo analisar essa ligação conceitual com (o diferencial de ter) um direcionamento específico: os super-heróis de histórias em quadrinhos, suas referências mitológicas e sua sincronia com seu tempo. Sendo assim, para melhor compreensão do objeto com o qual estamos trabalhando, falaremos do que são quadrinhos por definição, a história das histórias em quadrinhos e como essa linguagem se caracteriza. Veremos como as histórias em quadrinhos agregam potencial informativo e constroem memória social, não configurando apenas um produto de consumo de massa, mas também um veículo de reflexão.
Palavras-chave: História, mito e quadrinhos.
Poderíamos, e para alguns até deveríamos, iniciar reclamando um lugar para a História em Quadrinhos (ou HQs) na categoria das Artes, pois sua importância artística como forma de expressão dos desejos e necessidades da sociedade é inegável.
De início, visavam atingir apenas o público infantil, apresentando em sua maioria histórias cômicas. Sendo essa a origem da denominação "comic books" (livros cômicos).
A maturidade dos quadrinhos veio após a Segunda Guerra Mundial, um conflito que alterou a maneira das pessoas pensarem e se relacionarem umas com as outras.
Ao passar por grandes transições históricas, a humanidade cria lendas para se
_____________________
apoiar, dar esperança e transmitir às gerações futuras exemplos da grandeza que se exige do ser humano em tempos difíceis. Assim se criaram mitos que atravessam gerações, como Aquiles, Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, Beowulf, Hércules, Prometeu entre outros.
Esse papel hoje é cumprido pelos