Os sistemas vivos
Composição química muito complexa; Organização celular; Capacidade de nutrição; Reação a estímulos do ambiente; Capacidade de manter seu meio interno em condições adequadas, independente dos fatores externos, como calor e frio; Crescimento e reprodução; Capacidade de modificar-se ao longo do tempo, através do processo de evolução, desenvolvendo adaptações adequadas à sobrevivência.
Características de organização celular: Moléculas orgânicas e inorgânicas formam as células, que é a unidade fundamental dos seres vivos, é capaz de se nutrir, crescer e reproduzir. Existem os seres unicelulares (formados por apenas uma célula) e os pluricelulares (formados por várias células).
Características da capacidade de nutrição: Todo ser vivo necessita de combustível, esse é adquirido através do da fabricação ou consumo de alimento, e a nutrição garante a reconstrução de partes desgastadas e formação de novas células.
Reação a estímulos do ambiente: Todos os seres vivos são capazes de reagir a estímulos ou modificações do ambiente, ou seja, todos possuem irritabilidade, e os animais a partir da sua sensibilidade reagem de determinada forma ao estímulo que recebeu. Nas plantas os estímulos costumam ser mais lentos, mas pode ser muito bem observado no Girassol que ao receber o estímulo do sol muda de posição.
2. Explique o processo de homeostase. Exemplifique.
Com a homeostase conseguimos manter constantes, por exemplo, a temperatura, a quantidade de água no organismo e a concentração de diversas substâncias presentes no corpo. A homeostase é importante para a manutenção da vida. Se o nosso ambiente interno mudar muito, ficando, por exemplo, excessivamente quente ou muito frio ou demasiadamente ácido, as reações químicas podem parar e o indivíduo morre.
3. Quais os níveis ecológicos dos seres vivos? Defina cada um.
População, comunidades, ecossistemas, biosfera.
População: Organismos da mesma