os sentidos do trabalho
O mundo do trabalho está em constantes mudanças, principalmente nos últimos anos, devido ao aparecimento de novas tecnologias assim como formas inovadoras de organizar o trabalho. Pesquisas demonstram que mesmo que as pessoas tivessem dinheiro suficiente para viver bem pelo resto da vida, continuariam trabalhando. Com essa informação é visivelmente importante tentar compreender o sentido do trabalho.
Para resolver os problemas de desempenho, que são uma grande preocupação dos administradores, foram desenvolvidos vários mecanismos de gestão, para corrigir e identificar essas falhas. Como base teórica escolheu-se dois modelos um que explica características do emprego (Hackman e Oldham) e outro a concepção de sistemas sociotécnicos (Emery e Trist).
O primeiro modelo explica basicamente de como as interações, as características do emprego e as da própria pessoa influenciam na motivação, na satisfação e principalmente na produtividade dos trabalhadores. O segundo por sua vez organiza o trabalho para que o comprometimento seja estimulado aumentando assim a produtividade. Além destes pontos ligados diretamente ao trabalho, o sistema sociotécnico considera também condições externas que podem afetar o trabalhador.
Por meio de um questionário com cinco perguntas, e de uma entrevista com um roteiro de nove perguntas, estruturadas para o estudo do sentido do trabalho, que foram respondidas tanto por estudantes de administração quando por administradores.
Para os estudantes o trabalho é uma atividade lucrativa, que acrescenta a alguma coisa, que contribui para a sociedade, ou seja uma visão positiva do trabalho. Os administradores também tem uma concepção positiva do trabalho, uma tarefa que é exigente mentalmente, que permite melhoras as características e pela qual devem prestar contas.
Em geral os indivíduos das entrevistas concluíram que o trabalho é uma atividade remunerada, que permite melhorar e contribuir para a