Os Quilombos
Localização e acesso:
Boa parte dos quilombos da Paraiba se encontra em lugares de dificil acesso por causa do posicionamento geográfico,no cume de morros e serras ou no fundo de vales.Diante deste quadro é perceptivela ausência de instituições públicas para a construção e manuntenção de estradas adequadas.Isso faz com que seja bastante dificil a comunicação entre as comunidades e o restante da sociedade,contribuindo para acentuar a exclusão.As consequências são bastante graves no plano econômico bem como no plano educacional e social.A falta de um adequado serviço de transporte aumenta ainda mais seu isolamento.
Moradia:
As condições de moradias nas comunidades quilombolas da Paraiba estão na maioria dos casos abaixo dos níveis minimos da necessidade e muitas ainda são as construçôes de taipa.A maioria das casas não tem banheiro interno, uma boa parte nem externo, e o sistema de saneamento básico é praticamente inexistente. Isto não significa que o quilombola não tenha amor pela sua moradia; quando tem uma disponibilidade extra de recursos, a primeira ação é melhorar sua casa para viver com mais dignidade.
Educação:
Nem todas as comunidades possuem uma estrutura escolar. Onde existe, na maioria dos casos, a estrutura é precária, quase sempre inadequada para o número de alunos, faltando frequentemente a água. A maioria destas escolas adota o regime multisseriado e, por consequência, a qualidade do ensino está muito abaixo da média nacional.Com efeito, quase 56% dos quilombolas são analfabetos ou analfabetos funcionais (sem instrução ou com primário incompleto). Acrescenta-se ainda que 12% tem o primáriocompleto, somente 5% o ensino fundamental completo e 6% o ensino médio.Outro problema é a situação dos professores que, além de serem obrigados a longas viagens diárias de deslocamento para estas comunidades, em geral não possuem uma formação específica para lecionar em uma escola quilombola.Ainda