Os processos de alfetização e letramento ea influencia do ensino tradicional de gramatica
1073 palavras
5 páginas
OS PROCESSOS DE ALFETIZAÇÃO E LETRAMENTO EA INFLUENCIA DO ENSINO TRADICIONAL DE GRAMATICARESUMO
No ano de 2004, foi instituído o Ensino Fundamental de nove anos, determinando o atendimento da criança de seis anos nas séries iniciais dessa etapa da escolaridade básica em diversos estados do país. Este atendimento foi adotado como meta educacional nas políticas públicas. A antecipação da entrada das crianças na escola pública exige a revisão do projeto pedagógico para o ensino nas séries iniciais, o que impõe desafios aos profissionais da educação que atuam nas escolas, particularmente no que diz respeito aos processos de alfabetização e letramento .No contexto dessas mudanças, muitos professores, especialistas e gestores de escolas devem estar se perguntando: Que implicações a entrada de crianças de seis anos na escola fundamental traz para a organização dos processos de ensino da leitura e da escrita em sala de aula.
Palavra – Chave: Dever, aprender ,leitura.
Introdução
Inicialmente, é imprescindível retomar o conceito de alfabetização, levando-se em conta que essa conceituação tem sido pontuada por diferentes análises e enfoques, privilegiando, em alguns casos, a abordagem mecânica do processo de aquisição da língua escrita, fundamentada na racionalidade técnica, cuja preocupação central é o como fazer (que métodos e técnicas utilizar), ao invés de direcionar-se, também, para o aspecto de como o aluno aprende. E, em outros casos, destacando tanto o caráter processual, complexo, quanto à necessidade de articulação entre os diferentes enfoques sobre o tema (contribuição das diferentes áreas: Lingüística, Sociolingüística, Psicolingüística, dentre outras).
A primeira reflexão que precisa ser feita pelos profissionais das escolas é a de que, com o ingresso de crianças de seis anos, o projeto pedagógico das escolas precisa ser re-elaborado, elegendo o problema da alfabetização inicial como um