Os princípios da contabilidade
DA
CONTABILIDADE
Nome: Liliane Pereira Nunes
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Contabilidade Societária
1. o da Entidade: É o princípio que reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade, não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
Ex: Não deve registrar despesas pessoais do sócio.
2. o da Continuidade: É o princípio que pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro.
Ex: Quando uma empresa é criada e consegue manter-se, temos o princípio da continuidade, pois haverá contabilidade enquanto existir empresa.
3. o da Oportunidade: É o princípio que refere-se ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais.
Ex: As provisões para férias e 13º Salários são feitas mensalmente mesmo sendo despesas futuras.
4. o do Registro Pelo Valor Original: É o princípio que registra os componentes do patrimônio pelos valores originais das transações, data correta de aquisição, independente do pagamento.
Ex: Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País.
5. o da Atualização Monetária: É o princípio que ajusta os valores dos componentes patrimoniais, pela legislação brasileira. A correção só ocorre se no último triênio (3 anos) a inflação acumulada for de 100% ou mais.
Ex: A inflação dos últimos 3 anos foi de 105% Logo, o valor de estoque que é 100 passa a ser corrigido para 205 (variou mais 105%).
6. o da Competência: É o princípio que contabiliza as despesas e receitas quando efetivamente realizadas, e não quando pagas ou recebidas.
Ex: Venda a prazo em janeiro para receber em março. Embora não recebida esta venda é receita de Janeiro, mês da venda.
7. o da Prudência: É o princípio que determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO.
Ex: Dívida trabalhista a empresa prevê pagar um