Os piratas de silicon valley
Elaborado pelo Prof.: Renato César Lena
E-mail: renato.lena@yahoo.com.br
[pic]
Introdução / Tarefa / Processo e Recursos / Avaliação / Conclusão / Créditos / Página do Professor
Introdução:
A partir da época da industrialização clássica, o conceito de “pagamento” ganhou novo formato. Taylor, Fayol e Ford através dos novos modelos de produção linear identificaram que, dentre os vários fatores de produção um em especial, a mão-de-obra, interferia diretamente na produção escalar, porém, seu custo poderia ser minimizado com a capacidade de produção à mais que poderia ser gerada, com apenas pouco incremento do quesito pagamento.
Tendo como parâmetro a pesquisa da PricewaterhouseCoopers que levantou que cerca de 80% das empresas ainda usam os modelos tradicionais de remuneração (a remuneração por cargos e ou funções), novos modelos já estão sendo implementados e aprimorados, fazendo com que a competência, e a capacidade de atingimento dos objetivos estratégicos de uma empresa sejam quesitos fundamentais para as novas formas de remuneração, onde o velho paradigma da hierarquia dá lugar ao novo paradigma da visão sistêmica e da ação eficaz.
Tarefa:
A noção de valor torna-se cada vez mais latente na relação trabalhador-trabalho-emprego. Esses valores ultrapassam a visão Fordista da troca de dinheiro por trabalho, medido em horas, para uma visão voltada à solução de necessidades e resolução de problemas versus adequação constante às novas realidades e cenários.
Baseado nisso, o conceito de remuneração e benefícios sobe outro degrau.
Quesitos como qualidade de vida, uso do tempo com práticas assertivas que não podem ser descritas no modelo formal de descrição de processos, passam a ser encaradas nos novos modelos de gestão, como itens de grande importância e que podem garantir o