os novos principios do urbanismo-resumo alguns topicos
O novos princípios do urbanismo- resumo alguns tópicos
A cidade
O autor define a cidade como agrupamentos de população onde ocorre a produção de subsistência alimentar e por existir cidades presume-se que ocorre uma dinâmica de trocas ocasionadas pelas divisões criadas técnicamente, socialmente e espacialmente no âmbito da produção. Essas trocas possuem suas naturezas diversas de acordo com a necessidade da população: subsistência, manufaturas, poder, proteção e representações simbólicas.
Assim, a agrupação e reagrupação de pessoas em um mesmo lugar está relacionado com a capacidade de interação que a cidade pode oferecer, a dinâmica urbana.
Crescimento da cidade
O crescimento de uma cidade esteve sempre vinculada com o avanço da tecnologia de transporte e a capacidade de desenvolvimento desta em armazenamento de informações, bens e técnicas para o avanço de sua organização e de sua estrutura. "O crescimento horizontal e vertical das cidades tornou-se possíve graças à invenção e utilização dessas técnicas." (Os novos princípios da modernidade, pg. 20)
A cidade espelha a lógica que move a sociedade que nela convive. Com o decorrer do tempo, as lógicas se alteraram com o surgimento da sociedade moderna trazendo também novas concepçõe às cidades e aos seus funcionamentos.
O autor entende a modernidade não como um estado e sim um processo já que as cidades modernas seriam movidas como seu princípio essencial, a mudança. A diferença entre cidades modernas e outras está no foco em que aquelas enfatizam em sua dinâmica funcional que é o preogresso através da constante mudança.
Componentes da modernização
Individualização
Racionalização
Diferenciação Social Terceira Revolução Urbana da Modernidade
Surge novas formas de lidar com o futuro, de pensar e de projetar. A partir de então classifica-se o neourbanismo ocorrendo uma evolução nos meios, nas formas das cidades, locais, deslocamentos, comunicação, trocas, serviços,