Os Novos Movimentos Sociais do Século XX
Os Novos Movimentos Sociais e a Cidadania
Abordar temas como movimentos sociais e cidadania, em qualquer circunstancia histórica, demanda o debate a questão da democracia. A contemporaneidade da discussão passa, necessariamente, pelos processos de mudanças que vem ocorrendo nas ultimas décadas. Essas apontam para transformações significativas na relação entre Estado e sociedade. Trata-se de um processo difícil e conflituoso, em que fatores externos e internos evidenciam os dilemas da atualidade.
As construções inacabadas das novas sociabilidades mundiais, como a globalização e o imperativo da economia de mercado, alem do neoliberalismo, que trouxeram como consequência a organização dos blocos econômicos: União Europeia, Mercosul, Alca etc. colocam os Estados Nacionais, sobretudo os mais fracos, na dependência dos ditames dos Estados ricos, que procuram determinar e impor a trajetória de uma nova ordem internacional.
Os fatores internos que se interagem com as mudanças em curso no mundo contemporâneo, notadamente aqueles priorizados nesse estudo, dizem respeito ao processo de democratização do Brasil no período pos-regime militar.
Toda discussão e as experiências históricas atuais, que envolvem movimentos sociais, cidadania e democracia, estão inseridas nesses contextos. Apesar das incertezas do mundo contemporâneo, a democracia continua sendo o parâmetro e a possibilidade de construção de sociabilidades que devem ser conjugadas com igualdade e justiça.
A recente experiência histórica brasileira se insere em processos que vem possibilitando mudanças imperativas na