Os novos caminhos da Ciência no Séc. XX
Robert Goddard
Alexander Fleming
Rutherford
Max Planck
Albert Einstein
Pierre Curie
Marie Curie
Introdução
Este trabalho foi proposto pela professora Manuela Martinez no propósito de aprofundarmos várias temáticas relativamente ao séc. XX e os seus factos históricos. Esperamos que tenham uma avaliação positiva do nosso trabalho e que consigamos ser claros na apresentação da temática que aqui vai ser falada. Esperamos que gostem!
A Revolução das Ciências Físicas
O século XX trouxe às Ciências novas descobertas que levaram os Cientistas a repensar o Positivismo, criado no séc. XIX, que defendia que a ciência seria capaz de dar resposta a todos os problemas. As novas descobertas/teorias concluíam que as leis científicas não são as mesmas para todos os domínios da matéria e que o conhecimento não tem valor absoluto.
Os progressos nas Ciências Humanas
As ciências humanas, ligadas ao estudo do Homem e do seu comportamento, registaram, também, notáveis avanços, destacando-se:
a Psicanálise, criada por Sigmund Freud onde se concluiu que os comportamentos do ser humano também são influenciados pelo subconsciente;
a Pedagogia, onde contribuiu Jean Piaget, que estudou os diversos estádios de desenvolvimento das crianças e dos adolescentes; a História, que passou a ser encarada como uma destas ciências, com método próprio e como o estudo da globalidade das atividades do Homem. A História deixou, assim, de abordar apenas os acontecimentos políticos e as personalidades e passou a abordar também a economia e a sociedade.
Cronologia das Descobertas mais Importantes do séc. XX
Ano
Descoberta
Cientista
País de Origem
1900
Teoria Quântica
Max Planck
Alemanha
1903
Eletrocardiógrafo
Willem Einthoven
Holanda
1905
Aspirina
Bayer
Alemanha
1907
Diagnóstico da Tuberculose
Wilhelm Conrad
Alemanha
1909
Aperfeiçoamento