os novos arranjos familiares
ROSILAne MACEDO SANTOS
os novos arranjos familiares
ITABUNA-BA
2013
ROSILANE MACEDO SANTOS
os novos arranjos familiares
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar individual.
Orientador: Prof(a).: Diversos
ITABUNA -BA
2013
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03
2 OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES.................................................................04
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................07
REFERÊNCIAS..........................................................................................................08
1 INTRODUÇÃO
A família é o lugar onde o individuo se percebe pertencente a um grupo, se sente acolhido e integrado. Esta atua na formação e na firmação da identidade social desse sujeito. Na medida em que ele interage aprende e assimila os valores e os costumes que são passados de geração a geração. O sistema familiar é o palco de todos os acontecimentos sejam eles agradáveis ou desagradáveis. È na família também que a pessoa em qualquer fase da vida, encontra a possibilidade de se desenvolver com equilíbrio em todos sentidos.
De acordo com Netto (2005), com efeito, o papel da família, importante em qualquer estágio da vida, torna-se particularmente relevante durante dois períodos polares: o período educativo propriamente dito, isto é, a infância e adolescência, e, em outro pólo, na senectude. Em ambas as situações, a consideração do indivíduo como pessoa é a única forma de desenvolver, por um lado, e de manter, por outro, o equilíbrio afetivo e físico do ser humano, propiciando seu desenvolvimento harmônico e natural, valorizando todas as suas potencialidades