Os nove estilos de empreendedor
OS NOVE ESTILOS DE EMPREENDER
Durante três anos, Pedro Mello, pesquisou o perfil do empreendedor brasileiro. Conseguiu descobrir a existência de nove estilos de criar e gerenciar um negócio. Ele afirma que é possível encontrar em uma pessoa mais de uma dessas características, porém uma sempre sobressairá.
Dentre os estilos encontrados há sempre duas características que os empreendedores têm em comum, que são a visão abrangente e altruísta do mundo e o autoconhecimento.
Os nove estilos são: 1. Empreender com a cara e a coragem: coragem e determinação são as características básicas desse empreendedor. São ótimos para abrir novos caminhos e têm na independência um de seus maiores objetivos. Por serem destemidos, não se prendem em regras e planos o que os fazem, por muitas vezes, perderem muito tempo e energia onde poderiam poupá-las. Porém devem atentar para a continuidade de seus projetos, já que, são de natureza iniciativa e pouco “acabativa”, pois não hesitam em abandonar o antigo negócio para iniciarem um novo desafio. 2. Empreender por parceria: flexíveis e cordiais, esses indivíduos estão sempre intermediando conflitos, gerando relacionamentos sólidos e duradouros. Este é um perfil mais voltado para as relações humanas, que busca sempre o entendimento e a felicidade através do diálogo entre os ‘stakeholders’. 3. Empreender com base na comunicação: esse empreendedor é o típico comerciante que, com sua facilidade de comunicação, criatividade e capacidade de alegrar as pessoas, vende seus produtos, serviços e idéias. 4. Empreender com exemplo na estabilidade: organização, lealdade e disciplina são algumas das características mais marcantes desse perfil. Sua praticidade e visão prática contribuem na criação de ambientes sólidos e disciplinados, por isso é um perfil mais ligado a finanças e administração do negócio. Não se deixa cansar pela quantidade e continuidade do trabalho. Devem estar atentos para não serem muito