os movimentos sociais e a transformação dos comportamentos
Poder é o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania ou a posse do domínio, da influência ou da força. Poder é um termo de origem latina, e é definida por diversas áreas. Segundo a sociologia, poder é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, e existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros. Alguns autores importantes que estudaram a questão de poder foram Michel Foucault, Max Weber, Pierre Bourdieu. As principais teorias sociológicas relacionadas ao poder são a teoria dos jogos, o feminismo, o machismo, o campo simbólico e etc.
O que e o poder para a política?
Para a política, poder é a capacidade de impor algo sem alternativa para a desobediência. O poder político, quando reconhecido como legítimo e sancionado como executor da ordem estabelecida, coincide com a autoridade, mas há poder político distinto desta, como acontece na revolução ou nas ditaduras. O Poder se expressa nas diversas relações sociais, e onde existem relações de poder, existe política, e a política se expressa nas diversas formas de poder e pode ser entendida como a política relacionada ao Estado, e em outras dimensões da vida social.
Poder e política
Para a Sociologia, a política tem a ver com o exercício de alguma forma de poder na sociedade. Isso nos permite afirmar, de início, que ela diz respeito às relações sociais de poder que ocorrem nas interações que os indivíduos estabelecem entre si no interior de uma dada sociedade. A política não se resume ao processo eleitoral, nem tampouco aos políticos profissionais que elegemos, já que ela é uma prática social que envolve relações de poder, de interesses e de tomadas de decisões entre indivíduos e grupos de indivíduos no âmbito de uma dada sociedade. Desse modo, SOMOS TODOS SERES POLÍTICOS.
Contudo, precisamos deixar claro que a política não se ocupa de todos os interesses e