OS MISERÁVEIS
FADERGS
Curso de Serviços Penais
Disciplina: Execução Penal I
Relatório sobre a vida de Jean Valjean
Do filme Os Miseráveis de Victor Hugo
Cátia Alessandra O. de Melo
Professor: Diogo Marty
Porto Alegre/ RS
2013
Relatório sobre a vida de Jean Valjean.
Na França por volta do século XIX viveu Jean Valjean, um condenado que foi posto em liberdade após ficar preso 19 anos por ter roubado pão para comer, durante este tempo preso ele foi submetido a trabalhos escravo, humilhação e torturas.
Jean Valjean não era aceito em nenhum lugar por onde passava por carregar o estigma da prisão. Dormindo na rua foi abordado por uma senhora que lhes indicou a casa de um Bispo onde poderia ter abrigo e comida. Apesar do receio ao se apresentar para o Bispo o mesmo disse ser condenado, pediu comida e uma cama para passar noite, pois garantiu que ao amanhecer seria um novo homem. Sendo assim o Bispo convidou-o para jantar e deu-lhe uma cama para descansar, mas durante a noite começou a pensar na vida que levou na prisão e resolveu roubar os talheres de prata e fugiu. Pela manhã o mesmo é pego pelos policiais, onde levaram Jean Valjean até o Bispo, a fim de confirmar se realmente os talheres havia-lhe sido presenteado.
O Bispo perdoa Jean Valjean e para salva-lo da prisão confirma aos policiais que tinha lhe dado de presente os talheres. Com a forma que o Bispo tratou-o Jean ficou arrependido pela sua atitude e começa a repensar sua vida e torna-se um novo homem.
Ele vai para uma cidade pequena e começa a trabalhar em uma fábrica, após torna-se empresário e prefeito da cidade. Passou a ser admirado por todos pela sua generosidade e moral, mas o povo não tinha conhecimento do seu passado e o mesmo utilizava outra identidade. Até a chegada do Inspetor Javert para trabalhar na cidade que acaba reconhecendo Jean Valjean da prisão na época que