Os maias
Tema: Os Maias
Nomes:
Carlos Felipe
Maurício Simprônio
Os Maias
Os maias foram um povo que viveram na Meso-América cerca de 600 A.C. Eles se encontravam mais fixados nas áreas das florestas de Guatemala e zonas adjacentes do México como Honduras e El-Salvador.
Eles atingiram o seu clímax, o seu apogeu entre os anos 250 D.C a 900 D.C que é chamado de período clássico. Eles chegaram a isso quando a arquitetura, escultura, cerâmica e outras artes chegaram ao seu auge. O seu calendário e escrita hierográfica que os registrava, se encontrava em pleno desenvolvimento.
Os maias não eram um povo isolado um dos outros. Eles mantinham como se fosse um sistema de comércio onde trocavam mercadorias entre si.
Em sua agricultura, a principal produção, era a do milho, tendo como sendo o produto mais importante, sendo que era o principal em todas as civilizações americanas. Com isso, o povo maia acreditava que o milho era a maior dádiva dos deuses criadores.
No seu período clássico, os maias tiveram um sistema bom de construção e reconstrução de grandes edifícios, ao que os maias foram comparados com cidades, por mais próximos do seus templos, contextualizando nos dias atuais, mais próximos de suas catedrais.
A arquitetura maia, pode até ser comparada em alguns sentidos com a arquitetura do Egito. Os maias possuíam pirâmides, e no seu topo, havia um local próprio de sacrifício e rituais religiosos.
A religião, ao que tudo o que faziam era dedicado a ela, era um grande e principal motivo de tudo o que tinham, pelo ponto de vista maia. Eles faziam cultos da Natureza, onde era destinado a promover a fertilidade das colheitas, e para o deus da chuva, do vento, do milho, e logo mais tarde também o deus do fogo, chamado Itzamná, que era como se fosse o deus velho, o cabeça de todos os deuses. No tempo clássico, havia mais treze deuses do mundo superior, nove deuses do inferior e quatro personagens conhecidos como Bacabs que eram