Os Maias
Todos os povos da América merecem admiração e respeito. Algumas mais ainda, que surpreenderam os europeus séc. XVI, e, até hoje, inúmeras pessoas. Estes três povos são os incas, os maias e os astecas.
Exímios matemáticos, tinham Estado, pagavam impostos, tinham classes sócias. Surpreenderam os europeus, mas acabaram exterminados.
Medicina
Os maias combinaram ciência com magia, e assim era feita sua medicina, pois acreditavam que as doenças eram casos do outro mundo ou mesmo naturais. O médico que diagnosticava a partir dos sintomas era o ahmén, fundava-se na ideia de que as enfermidades vinham a partir dos fenômenos da natureza ou de algo mágico.
Existiam profissionais da medicina para cada área. Entre os tipos de cura, haviam pomadas , chás de ervas e sangue animal entre outros. Baseados em livros, um deles era o Ritual dos Bacabes, um livro judio.
Matemática
Os maias ou seus antecessores desenvolveram o conceito do 0(zero).E usavam um sistema de números a base do 20(vinte) que também influenciou o calendário.
Alguns vestígios mostram que, em certos momentos, os maias trabalharam com contas de até centenas de milhões. Produziam observações dos astros com total precisão; seus esquemas sobre o movimento dos planetas e da Lua são superiores ou iguais aos de qualquer outra civilização que não trabalhou com instrumentos ópticos.
Ao encontro dos maias com os conquistadores espanhóis, o sistema de calendários dos maias já era firme e preciso, ele era superior ao calendário gregoriano.
Economia Maia
Sua base econômica era a agricultura, o que destruiu as florestas tropicais perto de ontem habitavam. Criaram atividades comercias cujos comerciantes aproveitavam seus privilégios.
O capital eram sementes de cacau e sinetas de cobre, que também era usado para trabalhos