Os Maias
A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, foi marcada por sua língua escrita, pela sua arte, sistemas astronômicos, arquitetura e matemática.
Localização: Os Maias habitaram a região das florestas tropicais das atuais Honduras, Guatemala e Península de Yucatán, entre os séculos IV a.C. e IX a.C. Os Toltecas invadiram a região e tomaram as terras dos Maias por volta dos séculos IX e X.
Origem: Os indícios da origem da civilização maia repousam nos sítios arqueológicos da península do Iucatã, que datam entre 700 e 500 a.C. Contudo, novas pesquisas admitem uma organização mais remota, estabelecida em 1500 a.C. Entre os estudiosos há uma certa discordância sobre os limites e diferenças entre a cultura mesoamericana pré-clássica e a civilização maia.
Organização: Nunca chegaram a fazer um império unificado, fato que beneficiou a invasão e domínio de outros povos vizinhos. As cidades geravam o núcleo de decisões e práticas políticas e religiosas da civilização e eram governadas por um estado teocrático. O império Maia era considerado um exemplar dos Deuses do Planeta Terra. A zona urbana era habitadas apenas pelos nobres, a zona rural era paras os pobres que tinha que pagar altos impostos.
Economia: A base econômica dos Maias era a agricultura, principalmente do milho, também praticavam o comércio de mercadorias com povos do interior do império e vizinhos.
Política: Durante o período clássico, o governante de uma província era chamado Ahau Te’ e os senhores governantes dos povos da província, eram chamados Sahl. No final deste período, já adentrando a era pós-clássica, existiu um governo de províncias confederadas chamado Multepal. Sob este sistema político existiam duas grandes hegemonias localizadas, primeiramente na cidade de Chichén Itzá e em Mayapán, tempos depois. O comando estava a cargo de vários chefes ligados por um conselho de governo.
Religião: Os maias eram politeístas, suas crenças eram baseadas na observação de