Os maias e a atualidade
É usual hoje em dia ouvir-se dizer "Ah, mas isso era antigamente!"
Questiono este pensamento tão tradicional. Será que a nossa sociedade mudou realmente?
É trágico quando lemos num livro que critica o antigamente a palavra "incesto", mas para mim não deixa de ser trágico quando leio num jornal que um pai escondeu a filha do mundo e violou-a durante anos.
O mundo não mudou!
Continua a haver pessoas corruptas, pessoas cobardes, pessoas desumanas, pessoas irresponsáveis. Tudo pessoas, humanos de sentimentos.
É errado dizer que outrora o mundo foi melhor ou pior. Porque quando antes houve um Hitler agora existiu um Bush e é possivel dizer que um foi pior que o outro?
Aos olhos de quem assiste, a sociedade em que vivemos parece uma maré de positivismos mas para quem luta por ela mostra-se como um cabo das turmentas mas desta vez, jamais dobrado. E antigamente não era assim?
Sempre foi uma luta pelo aparente luxo próprio, enquanto o país se afunda em dívidas, sempre foi.
Passaram-se mas de cem anos desde que Eça escreveu "Os Maias" e nem com tantas horas a cobardia desta sociedade atenúa.
Se antigamente era diferente, então é porque a sociedade de hoje é diferente... como antigamente!
como já foi dito anteriormente, o senso comum é também influênciado pela religião, mas não só, é tambem influênciado por grandes movimentos partidários extremistas e até por crenças diversas. Sendo assim, esta seria mais uma barreira a tentar ultrapassar para a aceitação da teoria resultante da investigação ciêntifica, influênciando assim o nível de aceitação da teoria.