OS JOGOS TEATRAIS EM CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Este artigo tem por objetivo contribuir no desenvolvimento da criatividade, espontaneidade, contextualização, alfabetização e letramento dos alunos do Ensino Fundamental, por meio do ensino e aprendizagem norteado pela Arte, especialmente pelo Teatro, Língua Portuguesa e pela Educação Física. Nesta pesquisa busca-se ampliar a reflexão sobre a importância destas áreas na escola, para além de simples recurso metodológico, mas como parte integrante e fundamental na construção da identidade, da socialização, do conhecimento. Acredita-se que o processo de alfabetização e letramento não se restringem ao ensino baseado apenas na linguagem escrita, mas requer as mais diversas formas de expressão associadas ao processo de formação do estudante.
PALAVRAS-CHAVE: jogos teatrais; espontaneidade; socialização; alfabetização; letramento.
1. INTRODUÇÃO
A realização do projeto nº 2010/145 sob o título “Os jogos teatrais em contribuição ao processo de alfabetização e letramento” fortaleceu a compreensão das professoras responsáveis pelo mesmo sobre a importância do teatro para um melhor desempenho do aluno em sala de aula, na sua vida em sociedade. O trabalho pedagógico medido pelos jogos teatrais propicia momentos motivadores e significativos, lembrando que esta área da arte possibilita a liberação da espontaneidade e da criatividade daqueles que dele participam. Ainda, o teatro é uma atividade prazerosa, que contribui no desenvolvimento da expressão corporal e vocal do aluno, assim como, no seu processo de estudo de textos, da leitura e da escrita.
É possível observar na rotina diária docente, que a capacidade de dramatizar está presente, desde os primeiros momentos em que a criança é estimulada a interagir com o jogo de faz-de-conta. Ao brincar em grupo ou individualmente, especialmente através do lúdico, ela expõe suas emoções, ações culturalmente internalizadas pelo grupo social onde vive e desenvolve a sua linguagem de diferentes formas, em um