Os Gregos
Disciplina: Filosofia
Curso: Direito
Período: 1º
Turno: Noite
Professor: Enrique Porta
Seminário Os Gregos
Questionário Individual
Destacar os filósofos mais representativos do texto.
Tales de Mileto - Foi o fundador da filosofia ocidental e o conceito iônico. Para Tales a substância que compunha o universo era a água.
Anaximandro - Segundo Anaximandro o Universo era eterno e infinito em extensão e seu centro era ocupado pela Terra á qual atribuiu uma forma cilíndrica.
Heráclito - Era conhecido como “o Obscuro”. Para Heráclito, a substância básica era o fogo, possivelmente devido ao seu poder de transformar as coisas, de pô-las em movimento.
Parmênides - Parmênides acreditava que toda mutação é ilusória, já que mudança implica transformação, algo que é não pode mudar. Segundo Parmênides, a realidade é imutável, estática, e sua essência está incorporada na individualidade divina de Eon, ou Ser, que permeia todo universo. Esse Ser é onipresente.
Pitágoras - Fundador dos primeiros conceitos matemáticos. Para Pitágoras “tudo é número”.
Filolau - De acordo com Filolau a terra girava em torno de um “fogo central”, o “forno do universo”. Esse fogo central é o responsável por todo vigor e a energia do cosmo, gerando inclusive o calor do Sol.
Leucipo e Demócrito - De acordo com Leucipo e Demócrito, o mundo é composto por infinitos átomos, que são indestrutíveis, perfeitamente densos e de infinitas formas.
.
Relação entre as escolas Iônicas e Pitagóricas
Escolas Iônicas - Segundo o livro, a questão de central importância para os iônicos era a composição do cosmo. Suas ideias defendiam a existência de um principio unificador originado dentro da própria natureza.
Escolas Pitagóricas - Os pitagóricos defendiam a unificação dos conceitos místicos e científicos. Voltando-se pela busca das relações numéricas entre todos os aspectos da natureza e da vida.
Relação entre as escolas
Por um lado iônico vimos à