Os Fundamentos da História
“os fundamentos da história”
Wenceslau-Braz
2011
aledir dos santos francine laiane maluf
“o fundamentos da história”
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Lingua Portuguesa,Introd.aos estudos históricos,História Antiga,Filosofia.
Prof. Celso Leopoldo Pagnan ,Bernadete L. Streisky, Guilherme Cantineri Bordonal,Márcia Bastos de Almeida.
Wenceslau-Braz
2011
Introdução O presente trabalho sobre “os Fundamentos da História” tem o principal objetivo em refletir sobre o diálogo da História com outras áreas do saber e a importância de analisarmos e entendermos todo o contexto na qual os fatos históricos aconteceram, como foram e são importantes até os dias atuais.
Apesar de haver indícios de uma argumentação espontânea, a retórica, enquanto argumentação erudita, surge na Sicília por volta do ano de 485 a.C. no seguimento de um processo de disputas de propriedade. No entanto, é com o amadurecimento da democracia ateniense a partir do séc.IV a.C. que a retórica,efectivamente, se realiza. A democracia fez-se da pluralidade de discursos e opiniões abrindo lugar, de forma privilegiada, à primazia da palavra e ao exercício da retórica, que através da oratória, foi lapidado nos debates democráticos onde aconteciam em praça aberta pelos cidadãos que tentavam fazer com que o outro se convencesse que suas propostas eram as melhores.Por outro lado, foi a retórica que possibilitou o funcionamento da democracia ao ter a especificidade de ser o discurso público por excelência, isto é , a técnica – ou arte – direccionada para o exercício da cidadania