Os Fil Sofos Pr Socr Ticos
Nome
Contexto
Escola
Principais ideias
Tales de Mileto
Tales de Mileto (640 a.C.- 550 a.C.) foi considerado o primeiro filósofo e fundador da Escola Jônica (a Jônia era uma região situada no litoral da porção asiática das colônias gregas). Foi geômetra e astrônomo, ficou famoso por ter previsto um eclipse solar no ano de 585 a.C.
Tales foi geômetra e astrônomo, pertencente à Filosofia Clássica. Fundador da Escola Jônica.
Suas teorias cosmológicas baseadas na hipótese de ser a água o constituinte de toda a matéria existente no universo.
Anaximandro de Mileto
Anaximandro nasceu em 610 a. C., em Mileto, onde também teria morrido em 547 a. C. Sabe-se que era discípulo de Tales, e o historiador Apolodoro de Atenas refere-se a ele, vivo, em 546 a. C.. São-lhe atribuídas a descoberta da obliquidade da eclíptica, a introdução do quadrante solar e a invenção de mapas geográficos.
Filósofo e astrônomo grego. Era discípulo de Tales na Escola Jônica.
Tratou da origem dos seres vivos, que teriam vindo do barro e formariam sequência desde o mais simples até o homem, surgido de um ser pisciforme.
Anaxímenes
Anaxímenes de Mileto (585 a.C.-528 a.C.) também fez parte da Escola Jônica. Foi discípulo de Anaximandro e como este, também afirmou ser uma só a natureza ou princípio (arkhé) subjacente a todas as coisas. No entanto, mesmo que acreditasse ser este princípio ilimitado, não o pensou ser indefinido.
Foi discípulo de Anaximandro na Escola Jônica.
Anaxímenes acreditava ser o AR o princípio que originava todas as coisas no universo. Conforme seu pensamento, por um processo de condensação, o AR se transformava em objetos líquidos e sólidos (pedras, metais, terra, água e etc.). E por outro processo, a rarefação, o AR se transformava em gases, ventos, oxigênio e fogo.
Heráclito
Heráclito, considerado um dos filósofos pré-socráticos mais importantes, nasceu em Éfeso, região da Jônia, por volta de 540 a.C., tornou-se conhecido como o ‘pai da dialética’,