Carta De Behaviorismo
A palavra Behaviorismo vem de “behaviour” que em inglês significa comportamento, o behaviorismo seria a ciência do comportamento, o estudo do comportamento. É a parte da psicologia que vai dizer que o meio determina o sujeito. John B. Watson é considerado o grande fundador do behaviorismo, porém, é importante salientar que antes de Watson, os pesquisadores Thorndike e Ivan Pavlov realizaram estudos sobre o behaviorismo e deram os primeiros passos para essa abordagem.
Nos Estados Unidos havia uma crescente valorização do que era cientifico, havia a teoria da evolução das espécies de Darwin e a psicologia passava por um momento em que precisava se firmar como ciência, e o behaviorismo na época surgiu como uma grande evolução, porque tirava toda proposta mentalista que ainda estava presente na psicologia e negava a introspecção, tornando a psicologia com um cunho mais cientifico.
O behaviorista metodológico não nega a existência da mente, nega a sua cientificidade ao afirmar que não podemos estudá-la pela sua inacessibilidade. Watson afirmava que a consciência não era relevante para a psicologia do comportamento, descartando o uso da introspecção e da analogia como métodos. Toma como base o realismo, busca uma psicologia livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos, que possa reunir condições de prever e de controlar o comportamento. Sua maior preocupação é com os aspectos observáveis externamente do comportamento, pois estes são visíveis e, portanto, passives de observação, para ele todo comportamento é aprendido, inclusive as emoções. Afirmava que as emoções eram apenas simples respostas fisiológicas a estímulos específicos. Desde que nascemos nos ensinam inúmeras coisas, como falar, andar, como nos comportar em determinadas situações, etc. somos condicionados o