Os fenomenos linguisticos e suas influências na sociedade brasileira:
Orientadora: Profª. Gláucia da Silva Lobo
RESUMO:
PALAVRAS-CHAVE: Brasil – linguística - rotacismo – dialeto – preconceito.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
.......................................................
____________________________________________________
* Alunos formandos do Curso de Letras – polo de Praia Grande RA: ............
Introdução Há alguns anos, a variação lingüística não existia como tema de ensino para a maioria dos professores de Língua Portuguesa e o principal papel da escola era “enquadrar” os alunos em um modelo idealizado de “língua certa”. Hoje a grande aceitação das variantes linguísticas populares, ainda é vista como uma degeneração da língua portuguesa onde os mais alarmistas arriscam a dizer que a língua está fadada ao fracasso e a morte certa.
Neste estudo observamos que esta é uma idéia equivocada e que o português está mais vivo do que nunca. Uma língua rica, variada e maleável, tolerante aos regionalismos e às novas denominações advindas da modernidade. A Linguística Desde os tempos mais primitivos, o homem busca a dominação do mundo e, é fato que isto não se é conseguido através da força, mas sim através do conhecimento, e este, o leva à procura incessante por explicações para tudo que existe.
A linguagem, por exemplo, é algo próprio do ser humano e de suma necessidade para a sobrevivência de sua espécie. Assim conforme evoluímos, nossa língua também sofre consequências desta transformação.
Na Grécia antiga, os pensadores levantavam os primeiros questionamentos pertinentes à lingua: as palavras, tinham de fato, semelhança com as coisas, ou eram somente convencionadas? Já os antigos hindus com uma finalidade religiosa, iniciaram estudos pioneiros sobre a linguagem. Porém, a reflexão mais relevante, veio na Idade Média com os modistae, que procuravam estabelecer regras para estudo e compreensão da língua.