Os Efeitos De Uma Sociedade De Padr Es Est Ticos
A antiga citação latina ”mens sana in corpore sano” que significa “mente sã,corpo são”, expressa o equilíbrio que deve haver entre ambos, para que haja um estilo de vida saudável que deveria ser desejado por todos. Infelizmente, na atual sociedade de consumo, onde modelos inatingíveis são “vendidos”, é natural que ocorra danos- físicos e psicológicos - aos nela inseridos.
Primeiramente, para entender a forte influência que estereótipos têm sobre as pessoas, é necessário analisar a quantidade de respostas às exigências propostas. Para se obter a imagem ideal, são escolhidos procedimentos como academia, dietas e cirurgias. O problema está quando o grau de perfeição não é atingido e esses métodos, que poderiam ser usados quando necessários e para fins benéficos, se tornam abusivos e arriscados comprometendo a saúde física e em alguns casos resultando em morte. Exemplos disso são histórias de pessoas que querem se tornar parecidas ou iguais com os bonecos Barbie e Ken, símbolos da forma ideal, e de modelos que tentam corresponder ao que as passarelas e a mídia exigem de suas aparências.
Além da ditadura da beleza afetar negativamente, principalmente a parte externa, de quem a segue, os que não fazem isso são abalados psicologicamente. Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a bulimia e anorexia são reações patológicas mais comuns para as contradições e desafios típicos do modo de vida, ou seja, por exemplo, pessoas que estão acima do peso, contrariando o aspecto corporal pré-moldado, sofrem preconceito e isolamento de grupos fazendo o indivíduo desenvolver problemas alimentares devido a auto rejeição criada. Outros tipos de distúrbios mentais podem surgir em relação à cor, altura, cabelo entre outros.
Torna-se evidente, portanto, que o mundo contemporâneo está criando pessoas programadas para aceitarem e buscarem protótipos, uma vez que não se enquadram ao que é determinado, mesmo que isso seja prejudicial. ONGs