OS EFEITOS DE SENTIDO DO MOVIMENTO MARCHA NACIONAL DAS VADIAS
Elaine Aguiar Florêncio Figueiredo/(PPGL-UNEMAT)*1
Marcinete Rocha da Silva/(PPGL-UNEMAT)**2
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo verificar os efeitos de sentido produzido pelo movimento nacional “Marcha das Vadias”, considerando para a análise o fator de origem do manifesto e as marcas da linguagem verbal e não verbal, uma vez que o discurso acontece com a língua em movimento, com base no sujeito, na história e na ideologia. O principal aporte teórico é a Análise de Discurso de linha francesa, teoria que tem como precursor Michel Pêcheux na França e Eni Orlandi no Brasil. Para tanto, utilizamos como corpus as imagens das manifestantes realizadas na praia de Copacabana na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2013.
Palavras chave: Marcha das vadias, manifesto, efeito de sentido.
Abstract: This study aims to determine the effects of meaning produced by the national movement "March of bitches", considering the factor analysis for the source of the manifest and the marks of verbal and non verbal, since the speech happens to the language motion, based on the subject, history and ideology. The main theoretical contribution is the analysis of French Discourse, theory whose precursor Pêcheux France and Eni Orlandi in Brazil. Therefore, we use the corpus as images of protesters held at Copacabana beach in the city of Rio de Janeiro in 2013.
Keywords: March of bitches, manifest, meaning effect.
Introdução
O intuito deste artigo é analisar o impacto que o movimento Marcha das vadias causou na sociedade, refletindo as implicações acerca do efeito de sentido da própria palavra “vadia” em uma dualidade de interpretação. Para tanto, traçamos um percurso histórico para compreender quais foram os motivos que levaram as manifestantes as ruas em diversos países reivindicando seus direitos.
A fim de investigar os objetivos mencionados acima, dividimos este artigo em três partes. Na primeira