Palavras do mestre
A força da juventude sempre alimentou as revoluções. Os jovens estiveram presentes em momentos históricos que marcaram o Brasil e o mundo. E nem é preciso voltarmos muito no tempo para percebermos isso. Basta lembrarmo-nos de dois episódios emblemáticos da trajetória política de nossa nação: a luta pela redemocratização do País e o movimento dos caras pintadas. Ambos culminaram com a derrocada de governos autocráticos e corruptos, respectivamente. De lá para cá, a população parecia atingida por uma inexplicável letargia. Nada faria supor que grandes eventos de indignação voltariam à cena brasileira. Mas, agora sabemos que ninguém dormitava, estávamos à espera da hora precisa. As badaladas soaram, e o gigante despertou. Mais uma vez, a juventude tomou as ruas do Brasil e irrompeu uma combustão. E o grito dos moços acordou adultos, velhos e crianças. Estão todos juntos em busca da verdadeira democracia que nos propuseram. A mensagem que esse garotos querem transmitir aos nossos governantes é de que todo poder emana do povo, e por ELE será exercido!
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de suaformação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema As ferramentas são novas, mas o ímpeto da juventude continua o mesmo, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitoshumanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
A forte censura imposta aos meios de comunicação brasileiros, durante o regime militar, forçou a juventude a criar alternativas de expressão. Nesse contexto, a música assumiu papel de destaque. As canções articulavam metáforas, por meio das quais jovens artistas expunham o descontentamento da população. Finda a Ditadura, a liberdade de expressão foi resgatada e, junto com ela, a vontade de denunciar, abertamente, as