os dois lugares
O oposto do quente é o frio; o da luz é a escuridão; mas o oposto da fé não é a ausência da fé. É a dúvida.
Paulo, veemente perseguidor dos cristãos que se tornou grande promotor da fé em Jesus, disse:
Porque, se o Evangelho que anunciamos está escondido, está escondido somente para os que estão se perdendo. Eles não podem crer, pois o deus deste mundo lhes cegou a mente, conservando-a na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito do brilhante sucesso de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é.
Isso quer dizer que há uma ação oposta ao desenvolvimento da fé em Deus neste mundo. Esta ação não se preocupa em extinguir a fé das pessoas, mas apenas em semear a dúvida na mente delas. Note que essa semeadura acontece na mente das pessoas. Pois a fé em Deus provêm da mente, da inteligência, e não do coração (não dos sentimentos).
Tudo o que essa força oposta faz é estimular dúvidas na mente, entre elas:
Será que Deus existe mesmo?
Se Ele existe, por que há tanto sofrimento no mundo?
E se a Bíblia é só um monte de histórias para enganar e controlar as pessoas?
A Ciência já explicou a origem da vida. Não somos todos descendentes dos chimpanzés, um simples acidente?
E por aí vai. O interessante é que essas dúvidas fazem as pessoas se sentirem superiores, mais inteligentes do que quem crê em Deus, por estarem questionando as coisas. E realmente, é inteligente questionar. Mas não é inteligente parar de questionar.
Os realmente inteligentes buscam sinceramente as respostas a essas perguntas e dúvidas, ouvem os dois lados, testam as teses, e só então tiram as próprias conclusões. Deus não tem medo de perguntas. Afinal, foi Ele quem nos deu a habilidade de questionar.
Mas o que esta ação do mal faz nos incrédulos é simplesmente semear a dúvida, e uma vez ela instalada, os