Qual a diferença entre sentimento e razão segundo a filosofia
Série: 2°D/ Noturno.
Disciplina: Filosofia / Professor: Valter.
Data: 25/02/2014.
Introdução:
Neste trabalho irei apresentar, as diferenças de ponto de vista filosóficos entre sentimento e razão. Nele serão expressas algumas opiniões de Filósofos e poetas.
Qual a diferença entre sentimento e razão segundo a filosofia:
A razão busca o equilíbrio dos sentidos, que envolve o nosso lado racional, diferente dos nossos sentimentos que nos estimula o nosso irracional.
A razão e o sentimento são faculdades do intelecto que não se associam de certa forma, pois a nossa razão coordena nossos pensamentos e os nossos sentimentos coordenam nossa percepção e o nosso sentir.
Os antigos filósofos definem a nossa razão como a interpretação das coisas por um pensamento lógico e uma explicação que seja razoável, visto em Descartes, considerado o "pai" do racionalismo, defende a tese de que não há dúvidas que possamos pensar, e pensando estamos sempre usando nossa razão.
Já, os antigos poetas interpretam seus poemas com os sentimentos, como Fernando Pessoa, que coloca emoção e sentimentos em seus poemas, assim como em "Num meio-dia de fim de primavera". Ele realça que o nosso irracional deve fazer parte do nosso eu.
Razão e sentimento devem andar juntos em equilíbrio, um equilibrando o outro para que a nossa alma não se "esfrie" demais, e nem se "esquente", mas que possa ficar "morna" pelo equilíbrio dos sentidos do intelecto.
Geralmente os filósofos da corrente racionalista afirmando o primado da razão entendem que os sentimentos pertencem ao campo do irracional e, como diria Voltaire, “A razão consiste em ver sempre as coisas como elas são.” Ou seja, aqueles que fazem a sua análise do mundo carregado com toda a sua carga afetiva e emocional não estarão a ver as coisas como elas